Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Associações levam segurança e conhecimento para empresários na retomada pós pandemia
Um exemplo é a Conaje, que tem mais de 36 mil associados; desde 2000, atua no fomento ao empreendedorismo para o fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas geridas por jovens no Brasil
O associativismo no Brasil ganhou força nos últimos anos. Com o propósito “cultivar lideranças para gerar prosperidade ao Brasil”, a Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), contabiliza mais 36 mil empresários e empreendedores associados em todo o país. A participação em movimentos de classe traz segurança, capacitação, conexão e networking, podendo ser um ponto de apoio para os micros e pequenos empresários que ganham mais fôlego após o pico da pandemia.
De acordo com a presidente da CONAJE, Maria Brasil, o crescimento se deve ao maior sentimento de segurança que se ligar a uma entidade de classe oferece. “Depois do pico da pandemia, os micros e pequenos empresários se viram na necessidade de fortalecer seus negócios.” Negócios esses que são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais, por 29% do PIB e representam 99% dos CNPJs existentes no Brasil, segundo artigo do ex-presidente do Sebrae, Luiz Barreto.
Ganhando cada vez mais adeptos no país, entrar em uma entidade de representação pode levar ao empreendedor de pequeno e médio porte o conhecimento e segurança para atuar em uma fatia tão pujante da economia, mas, muitas vezes, submetida à informalidade ou decisões não colegiadas, prejudicando seus interesses. “Nosso propósito é promover experiências por meio de soluções para questões empresariais e oferecer voz ativa na reivindicação de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo”, explica Maria.
Olhando para o aperfeiçoamento de seus associados, a instituição lançou esta semana a 1ª edição do Empreende Conaje, anteriormente batizado de Minha Primeira Empresa, voltado para micro empreendedores e pessoas que desejam formalizar seu negócio, o projeto promove suporte para o desenvolvimento de planos de negócios; instruções de empreendedorismo e gestão empresarial; análise de perfil comportamental; suporte de crédito; estudos de casos práticos do universo de negócios e experiência em sala com visitas de exemplos de sucesso das regiões para abordagens práticas.
Sobre a CONAJE
A Confederação Nacional de Jovens Empresários é uma entidade sem fins lucrativos que atua, desde o ano 2000, no fomento ao empreendedorismo para o fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas geridas por jovens no Brasil. É responsável pela realização de projetos de grande relevância para o país, como Feirão do Imposto, Brasil Mais Empreendedor, CONAJE Capacita, Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, Líderes Estaduais, CONAJE Agro, Semana Global de Empreendedorismo e Empreende Conaje. Atualmente, mais de 36 mil jovens empresários e empreendedores do País relacionam-se direta e indiretamente com a instituição, que tem participação efetiva no Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), nos Conselhos Temáticos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Fórum Permanente Micro Pequenas Empresas e na Semana Global de Empreendedorismo. É responsável ainda por levar o empreendedorismo para além das fronteiras do Brasil, por meio de sua presença na Aliança de Jovens Empreendedores do G20, Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários (FIJE), Bloco Mercosul e Países Lusófonos.
Informações à imprensa
ComTexto Comunicação Integrada
Jossie Medcalf – jossie@ctexto.com.br
Tel: (16) 98220 0942