Uso de dados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Concordo

A CONAJE

Composta por 30 movimentos empresariais com atuação e representação em 22 estados brasileiros, a Conaje é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde o ano 2000 no fomento ao empreendedorismo, fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas geridas por jovens, na articulação e divulgação de práticas capazes de fortalecer a disseminação de novos e sólidos negócios no Brasil. Por meio de parcerias, trabalha também para o estabelecimento de políticas públicas e práticas institucionais que incluam os jovens empreendedores nas primeiras categorias de estratégias para o desenvolvimento do País.

A CONAJE é uma instituição que exerce um papel ativo e de liderança, representando, debatendo e criando também melhores ambientes de negócios por meio da participação efetiva no Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), no Conselho Temático da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, na Semana Global de Empreendedorismo e no Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE). É responsável ainda por levar o empreendedorismo para além das fronteiras do Brasil, por meio de sua presença na Aliança de Jovens Empreendedores do G20, Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários (FIJE) e Bloco Mercosul.

A CONAJE

A importância do Sicredi para a Conaje

O apoio do Sicredi possibilita que a CONAJE gere impacto em Jovens empresários de todo Brasil através da execução de projetos e ações, contribuindo para a mudança do cenário socioeconômico do País. Além disso, a essência do cooperativismo é algo muito forte dentro da CONAJE, o que dá ainda mais sentido andar lado a lado ao Sicredi.

A importância do Sicredi para a Conaje

Ações da Conaje

Com os recursos da parceria entre Sicredi e Conaje, é possível o desenvolvimento de diversas ações, em âmbito nacional, como estas abaixo:

Dentre as iniciativas que a CONAJE realiza nacionalmente, temos a promoção da Assembleia Geral Ordinária (AGO), na qual reunimos as principais lideranças dos movimentos de diversos Estados do Brasil que discutem muitos temas importantes para o empreendedorismo nacional. São debates locais com efeitos nacionais, que trazem para a cidade sede da AGO uma grande visibilidade, além de fomentar os negócios da região, a partir do fortalecimento de uma forte rede de contatos de empresários. Que não somente levem sua experiência empresarial para a cidade sede da AGO, como também procuram localmente possibilidades de aprendizado e possível realização de negócios. São realizadas 04 AGOs no ano.

Um dos seus principais projetos é o programa Brasil Mais Empreendedor, que foi criado para capacitar jovens de 18 a 39 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social, a abrirem seus próprios negócios de forma presencial e online. O propósito do projeto é auxiliar pessoas que acreditam no empreendedorismo como uma oportunidade de gerar renda própria, dando suporte a micro e pequenos empreendedores que enfrentam dificuldades em manter o seu empreendimento com as portas abertas e fornecendo lucro para sua sobrevivência.

A CONAJE tem o compromisso, trabalhar por melhores condições para o crescimento do empreendedorismo no País, especialmente entre os jovens brasileiros. Para tanto, realiza todos os anos, no mês de maio, o Feirão do Imposto, uma ação nacional que traz importantes reflexões sobre a carga tributária brasileira. Em 2012 amealhou uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado dos impostos pagos.

Um dos maiores projetos da CONAJE é o Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, que tem reunido jovens empreendedores e empresários de todo o Brasil com o objetivo de apresentar e debater facetas do empreendedorismo. O evento é realizado, anualmente, em um estado membro da Conaje. A cada edição, o Congresso tem agregado mais participantes por onde passa, debatendo novas atitudes que estimulem o desenvolvimento de negócios ao mesmo tempo em que se liga ao que de mais atual acontece no meio do empreendedorismo jovem, mostrando cases de sucesso, debatendo inovações e estimulando novas práticas.

E não paramos por aqui, em nosso site temos divulgações dos diversos projetos que são capitaneados ou apoiados pela CONAJE.

Ações da Conaje

O que a confederação faz com o recurso

Em 2021 conseguimos fazer o planejamento estratégico da CONAJE,  executar o Feirão do Imposto no mês de maio, representar o Jovem empresário na FIJE (Federação Iberoamericana de Jovens Empresários), dar suporte aos movimentos Jovens associados à CONAJE. Como consequência dos projetos e ações desenvolvidas esse ano, conseguimos impactar mais de 36.000 Jovens empresários no Brasil. Tudo isso se tornou possível porque o SICREDI acreditou e nos apoiou.

O que a confederação faz com o recurso