Uso de dados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Concordo
Feirão do Imposto 20 Anos

Feirão do Imposto completa 20 anos e discute taxação de produtos e serviços no Brasil

Liderada pela Conaje, ação alerta sobre a alta margem de tributos em bens de consumo e serviços; edição de 2022 focará no ICMS sobre os Combustíveis

 

O mês de maio será marcado pelos 20 anos completos do Feirão do Imposto, iniciativa capitaneada pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), que, por meio de palestras, parcerias e patrocínios promove a venda de produtos isentos de tributo e, faz um alerta para a necessidade de discutir a carga tributária brasileira. Entre os dias 23 e 28 de maio, serão realizadas ações simultâneas em 16 estados e em mais de 140 cidades com o intuito de debater o quantitativo de impostos pagos pelos contribuintes, colocando em evidência o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços) sobre os combustíveis.  

Maria Brasil, presidente da Conaje, reforça a importância da iniciativa.  “Por meio de ações distintas ao longo desses anos demos visibilidade ao tema, mostrando como os impostos impactam o cotidiano dos negócios e a importância de discutir sobre o assunto”.

            O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2002, na cidade de Joinville (SC), pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), e mobilizou a sociedade civil para informar e, sobretudo, educar a população sobre o valor dos impostos em cada produto. No decorrer desses 20 anos, cada edição abordou temáticas relacionadas à quantidade de tributos sobre produtos e serviços, bem como a maneira como esses impostos retornam à população por meio de serviços e ações.

O Brasil ocupa a trigésima colocação no ranking dos países que mais cobram impostos do mundo. “Quando o Feirão do Imposto foi criado, a maioria da população desconhecia o quanto pagava de tributos. Em 2012, com a aprovação da Lei da Transparência, instituiu-se a discriminação dos tributos nas notas e cupons fiscais e, hoje, com iniciativas como a do Feirão, acreditamos que o assunto  esteja mais disseminado e em pauta”, pontuou a presidente da Conaje.

 

Sobre a CONAJE

A Confederação Nacional de Jovens Empresários é uma entidade sem fins lucrativos que atua, desde o ano 2000, no fomento ao empreendedorismo para o fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas geridas por jovens no Brasil. É responsável pela realização de projetos de grande relevância para o país, como Feirão do Imposto, Brasil Mais Empreendedor, CONAJE Capacita, Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, Líderes Estaduais, CONAJE Agro, Semana Global de Empreendedorismo e Empreende Conaje. Atualmente, mais de 36 mil jovens empresários e empreendedores do País relacionam-se direta e indiretamente com a instituição, que tem participação efetiva no Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), nos Conselhos Temáticos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Fórum Permanente Micro Pequenas Empresas e na Semana Global de Empreendedorismo. É responsável ainda por levar o empreendedorismo para além das fronteiras do Brasil, por meio de sua presença na Aliança de Jovens Empreendedores do G20, Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários (FIJE), Bloco Mercosul e Países Lusófonos.

 

Informações à imprensa

ComTexto Comunicação Integrada

Maricy Celebroni maricy@ctexto.com.br

Tel.: (16) 3324-5300 l (16) 99766-2825

Jossie Medcalf – jossie@ctexto.com.br

Tel: (16) 98220 0942