Empreendedores do Futuro

Cultura empreendedora nas escolas brasileiras

Disseminar a cultura empreendedora nas instituições de ensino públicas e privadas, desde o ensino fundamental até o ensino médio, preparando jovens para a escolha do seu futuro com visão empreendedora, além de orientar estudantes sobre carreira e profissão por meio de acompanhamento da rotina diária de diversos profissionais. Essas são propostas do projeto Empreendedores do Futuro, desenvolvido em parceria com a OPEE (Orientação Profissional Empregabilidade e Empreendedorismo) e com a Junior Achievement, atráves do projeto Empresário-Sombra.

Com a OPEE, o Empreendedores do Futuro visa propiciar às crianças ferramentas e práticas que possibilitem vivenciar o empreendedorismo, além de desenvolver habilidades que permitam aos jovens serem protagonistas das próprias vidas. Para isso, o projeto reúne três soluções de capacitação empreendedora, que são incentivo ao comportamento empreendedor, vivência do empreendedorismo como educação para toda a vida e os quatros pilares da educação defendidos pela Unesco – aprender a conhecer, ser, conviver e fazer. Dessa maneira, o jovem tem a possibilidade de experimentar sua capacidade de tomada de decisão, além de aprender a trabalhar em equipe e buscar soluções.

A Conaje atua, politicamente, para implantação da disciplina de empreendedorismo nos ensinos fundamental, médio e superior, buscando isentar a tributação sobre a educação no Brasil. Outro parceiro no desenvolvimento do projeto é a Junior Achievement, por meio do Empresário-Sombra, no qual estudantes do ensino médio podem seguir os passos de jovens empresários filiados a Conaje em sua jornada de trabalho. Com essa parceria, a Conaje conseguiu impactar 565 jovens.