O Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, organizado pela CONAJE, é um evento anual realizado em um Estado membro da confederação. Este encontro, que ocorre ao final de cada ano em celebração à Semana Global do Empreendedorismo, reúne jovens líderes empresariais, associados e parceiros de movimentos empreendedores filiados à CONAJE, bem como empresários e empreendedores de todo o país. O congresso visa discutir e promover o empreendedorismo jovem, compartilhando experiências, apresentando casos de sucesso e estimulando a adoção de novas práticas para impulsionar o desenvolvimento dos negócios.
A cada edição, o Congresso Nacional de Jovens Empreendedores atrai um número crescente de participantes, proporcionando um ambiente propício para debates sobre as diferentes facetas do empreendedorismo. Além de abordar questões relevantes para o cenário empresarial, o evento busca estar em sintonia com as tendências mais recentes do empreendedorismo jovem, destacando inovações, compartilhando insights e incentivando a adoção de estratégias que impulsionem o sucesso empresarial no Brasil.
Criado em 2002, o projeto foi uma iniciativa do Núcleo de Jovens Empreendedores de Joinville/SC. Devido a relevância do projeto a CONAJE passou a capitanear o Feirão do Imposto visando ampliar o alcance do projeto.
A cada edição, o Feirão do Imposto tem um tema como foco principal, além de ter na sua essência a disseminação da informação tributária de forma simplificada à população, trazendo luz a alta carga tributaria que contribuintes e empresas pagam, permitindo que sejam mais exigentes quanto ao retorno dos impostos pagos.
PRINCIPAL CONQUISTA – IMPOSTO NA NOTA
Uma das principais conquistas do Feirão do Imposto foi, em 2012, a aprovação da Lei do Imposto na Nota – Lei 12.741/12 – que obriga os estabelecimentos a incluirem nos documentos fiscais o percentual e valor aproximado de impostos pagos, tornando-a acessível ao comprador.
O Programa Brasil Mais Empreendedor, uma realização da CONAJE – Confederação Nacional dos Jovens Empresário com Execução da BESOURO – Agência de Fomento Social, muito além de ser apenas um projeto social, será o MAIOR PROGRAMA DE TRANSFORMAÇÃO EMPREENDEDORA DA HISTÓRIA DO BRASIL! Com a replicação da já validada Metodologia ByNecessity, que utiliza do empírico, o saber de cada um a partir da sua vivência, para desenvolver um negócio com baixo, ou zero investimento.
O Programa tem como Objetivo:
– Impactar jovens entre 18 a 39 anos, em situação de vulnerabilidade social;
– Criar novas empresas, por meio da aplicação da metodologia ByNecessity – BESOURO;
– Atuar em todos os estados Brasileiros, através dos associados e parceiros da CONAJE.
Email do Diretor de Educação Empreendedora: brasilmais@conaje.bhlzs0meds-wg96gree13oy.p.temp-site.link
Incentivar a criação e formalização de novas empresas com capacitação empresarial, acesso ao crédito e acompanhamento técnico do desenvolvimento do negócio.
Reune em um só programa o ciclo completo de:
1. Capacitação;
2. Fomento;
3. Acompanhamento empresarial.
Contribui para que os novos empreendedores obtenham maior competitividade no mercado, além de contribuir para a emancipação social, com geração de emprego e renda, melhoria da qualidade de vida e difusão da cultura empreendedora.
Iniciado no estado de Goiás e atualmente com um novo nome e formato, captaneado pela CONAJE, terá uma abrangência nacional.
A Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), em conjunto com a Secretaria Nacional da Juventude, realiza a pesquisa do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro. A pesquisa tem o objetivo de identificar qual é o perfil do jovem empresário brasileiro e suas dificuldades para manter e expandir seu negócio.
Segundo o levantamento realizado em 2019, 65% dos jovens empreendedores são homens, enquanto apenas 35% são mulheres. Desses, 73% possuem ensino superior completo e apenas 9% têm ensino médio. Dos 5.792 participantes do estudo, 49,5% estão domiciliados na região Sudeste, 21,9% no Sul, 15,6% no Nordeste, 4,3% no Norte e 8,8% no Centro-Oeste. De todo o país, a faixa etária predominante é fixada entre 26 a 35 anos. Nos jovens de 18 a 20 anos, apenas 3% são empresários.
Perfil de negócio
A mostra de 2019 também indicou que os jovens proprietários de micro empresas são a maioria do país, faturam até R$ 360 mil por ano e empregam até nove funcionários. Dentre os setores de atuação, estão a área de serviços (57,9%) e comércio (30,1%). Os dados mostraram que os jovens não estão ligados a empresas familiares e apenas 10% atuam no mercado.
Pesquisa 2022
Em 2022 a CONAJE e a Secretaria Nacional da Juventude estão realizando uma pesquisa mais aprofundada para traçar o perfil do jovem empreendedor brasileiro, onde o questionário estará disponível até o dia 26 de dezembro de 2022.
Aqui você encontra fotos, apresentações e muito mais que rolou nos nossos eventos, AGOs, AGEs, Cerimônia de Posse e informações das nossas diretorias.
O ENJE é uma iniciativa da CONAJE, em parceria com seus movimentos afiliados em todo o país.
A Conaje busca, por meio do ENJE, inspirar os jovens empresários participantes a alcançarem novos níveis de sucesso em suas trajetórias empresariais.
Este encontro nacional tem como objetivo proporcionar dias repletos de aprendizado, networking e novas oportunidades, por meio de uma programação diversificada, que inclui momentos de capacitação empresarial, desenvolvimento de liderança, rodadas de negócios, compartilhamento de experiências empreendedoras e a Assembleia Geral da Conaje, tudo isso de maneira dinâmica e na linguagem do jovem empresário.
O circuito Conaje Indústria é um momento de networking e conhecimento que reúne jovens industriais ou que tenham negócios na cadeia da indústria, proporcionando oportunidades valiosas para conhecer novos parceiros de negócios e trocar experiências, boas práticas.
Participar de um Circuito Conaje Indústria permite o desenvolvimento e o compartilhamento de conhecimento entre os jovens empresários. Isso pode fornecer insights valiosos e diferentes perspectivas sobre questões da indústria.
O evento ocorre de forma itinerante e presencial, com transmissão virtual, duas vezes ao ano, no formato de workshop e painéis com especialistas do setor da indústria. Isso permite que os jovens empresários adquiram informações atualizadas sobre as últimas tendências, tecnologias e práticas recomendadas, mantendo-os à frente da concorrência.
O que é o Circuito Conaje Indústria?
É um conjunto de ações da Diretoria do comércio da CONAJE que visa levar capacitação para os setores do comércio e varejo brasileiro, trazendo à tona debates e temas inerentes ao setor, entendendo a suas peculiaridades e se tornando uma fonte de informações confiáveis para o empresário.
O que traz de benefícios?
* Aumento de projeção da Conaje e de suas entidades filiadas no setor;
* Desenvolvimento dos jovens líderes de comércio e varejo brasileiro;
* Networking de jovens empresários do setor do comércio ;
* Geração de novos negócios;
* Possibilidades de ampliação e melhorias dos negócios
* Uma fonte confiável de informações que tragam melhorias para o comércio.