A Confederação Nacional de Jovens Empresários – Conaje, em virtude dos últimos acontecimentos e atualizações sobre o alastramento da Covid19, vem se manifestar e se posicionar sobre os desdobramentos da crise causada pelo avanço da doença no Brasil.

É importante começar essa nota com a confirmação da importância dos cuidados gerais com saúde, de acordo com as recomendações básicas de cuidado propostas pela OMS. Essas medidas são fundamentais para que o problema não cresça com ainda mais força.

Por outro lado, não podemos fechar os olhos para os outros efeitos colaterais dessas medidas, já que as pessoas deixam de circular e, consequentemente, deixam de consumir, de forma geral, bens e serviços.

Nesse sentido, quem mais sofre, com essa mudança repentina de hábito, são os micros e pequenos empresários, pois não possuem uma margem financeira grande de manobra para sobreviver a um baque tão forte em seu faturamento.

Por isso, o conselho da Conaje é a busca pela calma e para que não tirem o pé do acelerador. Precisamos evitar as demissões como solução imediata, já que tais medidas reduzem os níveis de emprego e renda da população em geral.

Precisaremos buscar soluções que nos permita atuar e faturar de forma diferente do tradicional atendimento presencial, dando preferência ao modelo de vendas à distância. Uma nova mentalidade para produzir e comercializar bens e serviços.

A mudança começa com a formação de redes de apoio e a troca de experiência com quem já tem esse modelo implantado em suas empresas.

Além disso, é importante que o crédito continue acessível a todos. Buscaremos as instituições de crédito para que juntos conosco pensem em como podem ajudar nesse processo de retomada e manutenção da velocidade de crescimento da economia.

A Conaje se propõe a ser um ponto de apoio ao empreendedor nacional, centralizando informações, dicas e experiências para que os empreendedores brasileiros, sempre atentos às oportunidades, possam passar por mais essa crise.

Tenham certeza que o ecossistema de empreendedorismo brasileiro está mobilizado para ajudar e juntos com união e troca de experiências vamos vencer mais esse momento que o nosso país e o mundo estão enfrentando.

Confiamos fortemente que o associativismo, bem como a união de esforços de qualquer natureza, pode solucionar qualquer problema e juntos conseguiremos vencer mais essa crise.

Marcelo Masso Quelho Filho

Presidente da Conaje
Gestão 2019/2020