O fomento ao empreendedorismo vai ultrapassar as fronteiras brasileiras. Jovens empreendedores de 19 países se preparam para um grande intercâmbio associativista. E Santa Catarina será palco desse importante momento, que ocorrerá no dia 23 de novembro, em Balneário Camboriú.

Promovido pela Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários (FIJE), em parceria com a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE) e Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC), o evento irá ampliar o conhecimento sobre estratégias, negócios e experiências praticadas em outros países, promover networking, fortalecer a representatividade e apresentar as potencialidades brasileiras.

“Esse congresso tem por objetivo a integração dos jovens lideres internacionais, apresentação das ações realizadas pela gestão atual da FIJE e a eleição de uma nova diretoria da Federação Ibero-Americana de Jovens empresários. Hoje ela representa 23 países da Ibero-América em sua base, temos em média 150 mil jovens empresários envolvidos com a entidade, isso possibilita um amplo relacionamento internacional e conhecimento de políticas que possam ajudar o desenvolvimento do empreendedorismo tanto no Brasil quanto nesses 23 países”, destaca Michel Becker, coordenador Internacional da CONAJE.

De acordo com o coordenador, o 8º FIJE, que seria realizado no México, foi cancelado depois do terremoto que atingiu o país. Assim, o evento foi integrado ao Congresso da Conaje, que traz ainda uma extensa programação. “A FIJE foi considerada pela ONU a 3ª melhor entidade na representação do Jovem empresário Mundial e o último congresso ocorreu em Guaiaquil, no Equador, em 2016. Então, estamos todos com grande expectativa e felizes por sediar esse encontro”.

A FIJE trará jovens de países como Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Espanha e Portugal. O encontro será sediado no Hotel Sibara, em Balneário Camboriú.

Toda a programação e informações, bem como inscrições para o evento, podem ser encontradas no site: www.23conaje.com.br.

O evento conta também com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina. A reunião atende a atividade de soluções empresariais do Sistema Facisc, que é uma das 22 entidades na América Latina contempladas para realizar o Programa.

Estela Becker – diretora de comunicação CEJESC