• Criação de loja virtual gratuita permitirá ao pequeno empresário comercializar seus produtos a partir de hoje (15/4), com o apoio do Sebrae

  • Quase 90% dos pequenos empresários não têm presença digital, segundo dados de pesquisa do IEMI

 

Com o objetivo de fortalecer o pequeno varejista, que mais se prejudica com a suspensão das atividades do comércio, a Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo – ABIESV e a Confederação Nacional de Jovens Empresários – CONAJE, lançam o programa ‘Apoie o Pequeno’, que  permite a criação de uma loja virtual de forma fácil, rápida e grátis no www.apoieopequeno.com.br, pela qual os pequenos empresários poderão comercializar os seus produtos e serviços utilizando a tecnologia da Loja Integrada, plataforma de e-commerce do grupo VTEX – maior da América Latina do seu segmento. O programa fornecerá benefícios exclusivos aos lojistas que criarem sua loja virtual no portal ‘Apoie o Pequeno’, cuja estreia é hoje (15/04).

A iniciativa tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae;  Associação Brasileira da Industria Têxtil – ABIT; SINDITEXTIL; Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC; Comitê de Varejo Couromoda; Conselho de Inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP/CONIN), Associação Brasileira dos Lojista Satélites – ABLOS entre outras entidades relevantes ligadas ao varejo.

Pesquisas demonstram que o pequeno varejo está muito distante do ambiente online, particularmente o varejo de vestuário, quase 90% dos pequenos empreendimentos não têm presença digital, segundo dados recentes levantados pelo IEMI – Inteligência de Mercado. “O fechamento das lojas apenas antecipa radicalmente a necessidade destes varejistas em atualizar-se. A ABIESV, neste 18 anos de atuação, vem trabalhando com várias entidades, destacadamente as Associações Comerciais e de empreendedores para profissionalizar este setor, que muitas vezes inicia informalmente e não tem ferramentas de gestão para manter-se competitivo com redes de franquias e cadeias maiores”, afirma Marcos Andrade, presidente da Abiesv, e também CEO da Expor Manequins.

Segundo Andrade, a iniciativa de lançar o www.apoieopequeno.com.br é dar a oportunidade de sobrevivência ao pequeno varejista ausente do e-commerce.  “E nossa urgência para implementá-lo é em função do fluxo de caixa que será determinante para a vida deste pequeno empresário que não conta com capital de giro, nem alternativas de financiamento rápido. Os negócios menores, em média, só tem 12 dias de caixa pra fazer frente aos compromissos”.

Marcelo Quelho, presidente da CONAJE, acha a iniciativa fantástica em qualquer período, ‘porém neste momento de pandemia o fato de digitalizar produtos e serviços rapidamente se torna vital para os micros e pequenos empresários”. Para Quelho, geralmente existe um processo pelo qual este pequeno empresário passa antes do e-commerce que é de aculturamento, depois de conhecimento e, por fim, começar a colocar em prática a digitalização. “Uma iniciativa como essa ‘Apoie o Pequeno’ tem entrega pronta, queimando etapas do processo, eliminando barreiras e agilizando o trabalho”.

O executivo completa ressaltando a importância, também, das associações estarem alinhadas neste momento e terem as mesmas iniciativas, se apoiando e, assim, conseguindo focar no mais importante e efetivamente ajudar o setor. Marcelo Quelho é também sócio-proprietário da 7E Educação.

De acordo com o Sebrae, o varejo brasileiro é dominado pelos pequenos estabelecimentos: empresas de pequeno porte somam um total de 13 milhões, que empregam 21,5 milhões de pessoas e um total de salário de mais de R$ 611 bilhões anuais. “Em função do menor capital, esses negócios estão muito vulneráveis neste momento,”, acrescenta Andrade.

Segundo o presidente da Abiesv, de modo geral, toda a economia sofre com a situação atual. “É necessário flexibilidade neste momento. Em webinar semanais com nossos associados já temos dito ser preciso negociação de prazos e valores com fornecedores, mudança de modelo de negócio para e-commerce e serviços a distância, busca por crédito e qualificação. Essas são algumas ações que podem ser adotadas até que a situação volte ao normal, o que esperamos seja breve”.

 

Abiesv – Associação multisetorial, fundada em 4/12/2020, que tem como um de seus objetivos fortalecer e articular ainda mais a cadeia de fornecimento do varejo e propiciar novas oportunidades de negócios. Atua em constante e intensa troca de experiências e na difusão do conhecimento de qualidade. Na Abiesv, o associado fortalece o relacionamento com toda a cadeia do segmento de varejo, em uma network incessante. A entidade organiza, apoia e participa de eventos e de feiras nacionais e internacionais, conferências, comitês de varejo, rodadas de negócio, workshops e palestras, além de apoiar e contribuir para o desenvolvimento de seus associados como empresas referência em soluções para o varejo. Entre os eventos que promove e dos quais seus associados participam gratuitamente está o Backstage do Varejo, sempre sobre assuntos da atualidade (o último foi online), reunindo os maiores especialistas do setor, apresentações de cases e tendências. A entidade participa das mais conceituadas feiras do setor, nacionais e internacionais, entre elas Latam Retail Show, ABF Franchising Expo, Euroshop e Couromoda.

 

Conaje – entidade sem fins lucrativos que atua, desde o ano 2000, no fomento ao empreendedorismo para o fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas geridas por jovens no Brasil. É responsável pela realização de projetos de grande relevância para o país, como Feirão do Imposto, CONAJE Capacita, Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, Líderes Estaduais, CONAJE Agro, Semana Global de Empreendedorismo e Minha Primeira Empresa. Atualmente, mais de 36 mil jovens empresários e empreendedores do País relacionam-se direta e indiretamente com a instituição, que tem participação efetiva no Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), nos Conselhos Temáticos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Fórum Permanente Micro Pequenas Empresas e na Semana Global de Empreendedorismo. É responsável ainda por levar o empreendedorismo para além das fronteiras do Brasil, por meio de sua presença na Aliança de Jovens Empreendedores do G20, Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários (FIJE), Bloco Mercosul e Países Lusófonos.

 

Loja Integrada – criada em 2014, é uma plataforma que permite a criação gratuita de lojas virtuais por qualquer pessoa ou empresa, de maneira prática e intuitiva, sem necessidade de atendimento. Com mais de 1 milhão de lojas criadas, a solução faz parte da VTEX e tornou-se uma das maiores plataformas gratuitas e a mais popular do Brasil. Já são mais de 15 milhões de produtos vendidos e faturamento total dos lojistas de mais de 1 bilhão de reais.

 

 

Informações à imprensa

EBC – Escritório Brasileiro de Comunicação

Deborah Ferreira – cel.: 11 972522360// dferreira02@terra.com.br