Foram divulgados, no dia 16 de outubro, os dez projetos selecionados para a final do Concurso Nacional de Startups. A organização do evento selecionou projetos de estados como Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. As startups finalistas receberão uma sessão de mentoria de 30 minutos online, via hangout, e um treinamento presencial em grupo de três horas, na véspera da apresentação, em Fortaleza (CE). No dia 26 de novembro, os finalistas vão participar da 20ª edição do Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, na capital cearense, quando vão apresentar suas ideias e projetos.

Realizado por meio de parceria entre Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), Anjos do Brasil, ABStartups e Brazil Innovators, o projeto – que está em sua segunda edição -, visa fomentar o ecossistema brasileiro de startups, aumentar a visibilidade deste mercado no Brasil, contribuir para a dinamização do ambiente empreendedor, facilitar a criação de empresas inovadoras, oferecer mentoria e orientações sobre modelagem de negócios, fomentar o investimento anjo e divulgar fontes de financiamento e formas de acesso.

Neste ano, foram 582 inscrições de projetos de todo o Brasil, sendo que 58% foram da região Sudeste do País, com 342 inscritos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Já a região Sul foi responsável por 18% dos projetos, representando 104 projetos. A relação dos projetos selecionados está disponível no site do Concurso:www.concursonacionaldestartups.com.br

Etapas

Todos os projetos inscritos passaram por avaliação de uma comissão julgadora, que verificou se as propostas estavam dentro dos requisitos estabelecidos para o concurso. Só foram validadas as inscrições dos projetos de empreendedores com mais de 18 anos e empresas constituídas há no máximo dois anos ou ainda não formalizadas, e que as ideias fossem inovadoras e com diferenciais. Os projetos de negócios precisavam ter também um planejamento bem estruturado e como meta mínima atuar em todo o mercado brasileiro.

10 Projetos finalistas

Atestado Médico Seguro – Eduardo Pires de Souza – Recife (PE)
BOOMIT  – Carolina Augusta Rodrigues de Araujo – Rio de Janeiro (RJ) 
Bright Photomedicine – Marcelo Victor Pires de Sousa – São Paulo (SP)
Cidadão21 – Sergio Luiz Wermuth Figueras – Palmas – (TO)
Education Dream – Edmilson Rodrigues do Nascimento Jr. – Olinda (PE)
Ekole – Eduardo de Melo Ferreira – Rio de Janeiro (RJ)
iAgros – Arthur Sanders – Florianópolis (SC)
Meerkat – Renan Franz – Porto Alegre (RS)
PluriCell Biotech – Diogo Biagi -São Paulo – (SP)
Tippz Mobile – Vandré Sales – Goiânia (GO)

Fique atento ao calendário
26 de novembro – Final com apresentação (pitch) dos finalistas e evento de premiação

Ficha técnica
Concurso Nacional de Startups
Site: www.concursonacionaldestartups.com.br
www.conaje.com.br

Assessoria de Imprensa Conaje:
imprensa@conaje.com.br
Fernando Dantas – (62) 9227-2631