A Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) participou de 9 a 11 de março, na África do Sul, da Assembleia de Líderes do G20YEA. Marcaram presença representantes de 15 dos 20 países membros da organização. Durante os dois dias de reuniões, foram definidas as últimas questões com relação à organização do G20 YEA 2017 Summit na Alemanha, assim como estratégias para fortalecimento da organização e reconhecimento do G20 YEA como parceiro institucional do G20 e do B20.

Tratou-se também sobre um projeto do G20 YEA para a criação de um visto específico para empreendedores de startups, que permita a mobilidade de jovens empresários ao redor do mundo, facilitando o desenvolvimento de negócios no mundo globalizado. Segundo o coordenador da Conaje, Antônio Carlos Guimarães, este trabalho vem sendo desenvolvido pela Futurpreneur Canada, representante deste país no G20 YEA, obtendo avanços significativos com o governo canadense. Foi formado um grupo de trabalho para expandir o projeto para outros países membros da Aliança.

Antônio informa que durante as reuniões, foi redigido e assinado por todos os membros um comunicado ao B7 (grupo de líderes empresariais dos países membros do G7) sobre Eficiência Energética. “Os membros do G20 YEA na Itália participarão de um seminário promovido por esta organização na Itália, país que preside o G7 neste ano, sobre Eficiência Energética e demonstrarão toda a preocupação dos jovens empreendedores ao redor do mundo com a relação à preservação dos recursos naturais e o impacto da mesma na sustentabilidade e crescimento da economia a médio e longo prazo”, ressalta.

Paralelamente ao evento, foram realizadas diversas atividades com o envolvimento de jovens empreendedores e entidades locais, apresentando o ecossistema empreendedor da África do Sul à Aliança. Antônio explica que a participação ativa da Conaje nos últimos anos no G20 YEA vem sendo fortemente elogiada pelos membros da Aliança. “Para eles, é claro que o nosso movimento é muito forte no país, com representação em todas as regiões, grande número de participantes e um bom relacionamento com o governo e outras entidades empresariais”, enfatiza.
Apoio
O coordenador da Conaje afirma ainda que foi feita apresentação para convidar o G20 YEA para realizar uma Assembleia de Líderes no Brasil, durante o Congresso da Conaje de 2017, em novembro em Balneário Camboriú (SC). “O grande obstáculo que tínhamos era a inclusão de mais uma Assembleia de Líderes ainda no ano de 2017, gerando a necessidade de mais uma viagem adicional e despesas adicionais a todos os membros do bloco. Porém, após muitas discussões, ficou decidido por ampla maioria pela realização da Assembleia de Líderes no Brasil ainda este ano. O maior intervalo que teremos entre o Summit da Alemanha (2017) e Argentina (2018), de 15 meses, e o engajamento do Brasil foram fator preponderante no convencimento de todos”, reforça.