A Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e os movimentos de jovens empreendedores nos estados vão participar, de 17 a 23 de novembro, da Semana Global de Empreendedorismo (SGE) 2014. Representante do Conselho Nacional da Semana Global e parceira no desenvolvimento do evento no Brasil, a Conaje pretende alcançar mais de 100 mil jovens em todo o País, por meio da realização de 800 ações indiretas e 60 diretas – promovidas pelos movimentos que integram a Confederação em todas as regiões brasileiras. A Confederação é uma as entidades que mais ações desenvolve durante a SGE em todo mundo, articulando toda uma rede de movimentos filiados nos estados brasileiros.

 

A Semana Global de Empreendedorismo mobiliza entidades em todo o Brasil e mais 120 países e é considerado o maior movimento empreendedor do mundo, tem a proposta de inspirar, capacitar, conectar e engajar pessoas com espírito empreendedor, buscando construir um mundo melhor para todos por meio do empreendedorismo. Além disso, no Brasil o objetivo é contemplar os gargalos que o país enfrenta rumo a um espaço efetivamente empreendedor.

 

Para o coordenador nacional da SGE Conaje, Felipe Baptista Prudente, o grande benefício da Semana Global de Empreendedorismo é o fato de unir organizações e pessoas do mundo todo em prol do empreendedorismo em um período curto de tempo. “Durante esse tempo o movimento é tão forte que até mesmo os menos interessados acabam se envolvendo de uma forma ou de outra, afinal é uma ótima oportunidade de buscar capacitação e inspiração. Indiretamente, acredito que a SGE promove o desenvolvimento social e econômico através das diversas atividades realizadas e iniciativas promovidas em todo o mundo”, acrescenta.

 

Ações e projetos

Entre os projetos previstos para serem promovidos pela Conaje e movimentos estão:

 

Empresário Sombra, em parceria com a Junior Achievement: estudantes terão a oportunidade de seguir os passos de um executivo na sua jornada de trabalho, desde a leitura dos jornais pela manhã, às reuniões de negócios, visitas a clientes e tarefas rotineiras. A expectativa é que o evento ocorra em mais de 12 estados, simultaneamente, no dia 19 de novembro;

 

Conaje Capacita: ação visa capacitar mais de quatro mil jovens em todo o Brasil. A expectativa é que o evento ocorra em mais de dez estados, simultaneamente, no dia 21 de novembro;

 

Agrojovem: programa de capacitação da Conaje voltado para o desenvolvimento de profissionais ligados ao agronegócio ou aqueles que possuem interesse em investir na atividade. A expectativa é que o evento ocorra em mais de oito estados, simultaneamente, no dia 19 de novembro;

 

Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas: evento voltado ao esclarecimento das alterações sobre a lei. A expectativa é que o evento ocorra em mais de dez estados, simultaneamente, no dia 17 de novembro;

 

20º Congresso Nacional de Jovens Empreendedores: a ideia é criar um intercâmbio nacional entre os diferentes grupos de jovens empresários, para que eles atuem juntos em suas ações e, desse modo, reúnam forças e troquem experiências. O evento será realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 26/11 e 28/11 e marcará o encerramento oficial da SGE Conaje.

 

SGE

Neste movimento participam mais de 140 países, milhares de organizações e milhões de pessoas. Só no último ano, a SGE mobilizou no Brasil mais de 1,7 milhão de pessoas, com mais de 4 mil atividades – o que faz da SGE brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais. A principal característica do movimento é convidar pessoas e organizações envolvidas com empreendedorismo a serem parceiras da causa e criar atividades sobre o tema. Os interessados podem cadastrar suas atividades no site www.semanaglobal.org.br, que depois servirá ao público como uma grande agenda.

 

Sabendo que não existem limitações de idade para sonhar grande e tirar uma ideia do papel, a SGE oferece atividades para diversos públicos e em formatos diferentes, tais como: feiras, exposições, workshops, desafios, gincanas e etc. “A expectativa é de que, durante o mês de novembro, em todo o Brasil, ocorram mais de quatro mil eventos, entre palestras a competições, para fortalecer nosso espírito empreendedor”, explica a coordenadora da Semana Global de Empreendedorismo no Brasil, Gabriela Fernandez.

 

Como participar?

Pessoas e organizações podem participar ativamente da SGE, patrocinando ou doando para o movimento, ou ainda realizando e apoiando atividades que disseminem a cultura empreendedora e que contemplem o período do movimento (novembro). Para quem quer participar das atividades como público, é só ficar de olho no site e aguardar a programação completa. A maioria dos eventos é gratuita e aberta ao público, porém possui vagas limitadas e necessitam de inscrições prévias, que devem ser feitas no site da SGE. A programação completa estará disponível no site: www.semanaglobal.org.br. Os interessados podem selecionar as atividades de acordo com cidade/estado, temas de interesse, entre outras características.

 

Ficha técnica

SGE Conaje

Local: Diversos estados brasileiros

Site: www.conaje.com.br

Facebook: Conaje

Twitter: @conaje

#Conaje #SGE2014 #SGEConaje

 

Assessoria de Imprensa Conaje

imprensa@conaje.com.br

Fernando Dantas – (62) 9227-2631