Ter o auxílio de um bom contador é vital para obter sucesso na jornada empreendedora. Saber como escolher um bom contador é importante porque ajuda a otimizar seu negócio, além de mantê-lo lucrativo. Assim, saber como escolher um bom profissional ou empresa de contabilidade para sua empresa é imprescindível para garantir que o seu sonho não vai se tornar um pesadelo. Caso a elaboração das obrigações fiscais e do cálculo dos tributos tenham incorreções, ou mesmo não sejam feitos dentro dos prazos estipulados, podem gerar pesadas multas para o empresário.

Se para médias e grandes empresas a tarefa de escolher um contador não é nada fácil, para o microempresário é ainda mais difícil e crítica a escolha. Para ajudar a diminuir muito a sua margem de erro, vamos mostrar passos simples que precisam ser cumpridos para fazer a melhor escolha.

Me diga como você se sente e eu lhe direi do que precisa. Antes mesmo de passar a avaliar passo a passo o seu futuro contador, é necessária análise e reflexão para chegar ao seu perfil empresarial. Entre os pontos cruciais estão a busca de respostas para as seguintes perguntas: Qual o meu nível de organização financeira e operacional? Um baixo nível de organização pode te levar a demandar de consultoria do seu futuro contador.

Faz uso de software de gestão empresarial? Se não possuir, pretende usar? A evolução tecnológica fez surgir no mercado serviços contábeis que fazem uma integração das suas informações diretamente com o contador, facilitando e agilizando o processo.

Tenho no meu negócio confusão patrimonial entre pessoa física(PF) e pessoa jurídica (PJ)? Por vezes um tema polêmico e recorrente nas microempresas, caso seja a sua realidade, você precisará contratar um profissional que pode te ajudar a resolver esse problema.

Preciso implementar algumas das técnicas de gestão empresarial a seguir? formação do preço de venda, controle de despesas, avaliação e controle de ativo imobilizado, identificação do ponto de equilíbrio são também importantes para definição do seu perfil empresarial.

E por que isso é importante? Imagine você indo a uma consulta médica, caso não saiba explicar a ele, ainda que superficialmente, o que você está sentindo, será muito mais complicado para o médico lhe ajudar. Isso ocorre também com o contador, pois, ele precisa saber da sua “dor” empresarial para poder lhe fazer um diagnóstico mais preciso.

Quais os serviços de um bom contador que você precisará? Não é incomum para o microempresário que os serviços contábeis seja uma grande “caixa preta”. Dessa forma, ao escolher um contador, esse profissional deve ser especialista em desvendar essa “caixa preta” para o seu cliente, o familiarizando com os relatórios e rotinas contábeis. Assim, nos dias atuais, o papel do contador não é somente o de realizar cálculos e apresentar a situação financeira de sua empresa. Através de demonstrativos e relatórios, ele deve te instruir nas decisões estratégicas a serem tomadas. Ele tem que se tornar um parceiro de sua empresa, com orientação para minimizar os impostos a serem pagos, analisar seu preço de venda e suas margens de lucro, e também planejar a organização financeira e tributária de sua empresa. Como resultado final, você deverá ter um bom controle sobre o valor de ativos e passivos, rentabilidade, lucros, receitas e despesas, além de relativo domínio sobre a burocrática parte fiscal.

Um contador especialista em você

O diferencial a ser observado está ligado à adequação do contador com o perfil de sua empresa.
Uma tendência no mercado contábil é a especialização das empresas contábeis em nichos empresariais.
Com o aumento da complexidade e número das obrigações fiscais, bem como o avanço tecnológico no ambiente empresarial, a velocidade no processamento das informações é indispensável para obtenção de resultados satisfatórios.

O aumento do foco em nichos acaba por agregar mais valor no conjunto de serviços prestados pelo contador. É um aspecto que não pode ser esquecido pelo empresário no momento da escolha. Uma empresa exclusivamente prestadora de serviços tem, geralmente, uma estrutura de custos e despesas menos complexa, proprietário ou sócios trabalhando em funções operacionais e administrativas e uma alta margem de lucro. Esse conjunto de características requerem ações especificas para maximização dos resultados com a maior segurança possível.

5 passos para escolher seu contador
Execute esses 5 passos antes de “bater o martelo” e contratar um contador ou escritório de contabilidade. É importante comparar mais de um profissional ou empresa a fim de encontrar o mais preparado para atender as suas necessidades.

#1 Registro
É obrigatório a todo contador e também às empresas de contabilidade ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade – CRC. Este registro é necessário para que o profissional esteja legalmente habilitado a exercer a profissão. Você normalmente encontra o número do registro em lugares como o website do profissional e/ou empresa e no cartão de visitas. Se não encontrou, não esqueça de pedir essa informação.
#2 Proposta Comercial
É muito importante que você solicite uma proposta detalhada dos serviços fornecidos, peça também uma cópia do contrato de prestação de serviços contábeis, que deverá ser assinado caso a contratação ocorra.
Não esqueça de verificar quais serviços adicionais, não previstos no contrato mensal, fazem parte do portfólio. Estes serviços são executados sob demanda e os valores são cobrados à parte. O ideal é que estes serviços constem no contrato.
#3 Qualificação
Como avaliar qualitativamente os profissionais/empresas pesquisados? O fato dos serviços contábeis terem uma natureza bastante técnica, torna um pouco mais difícil a avaliação qualitativa com objetivo de definir uma escolha.
Faça uma visita ao escritório de contabilidade e conheça da recepção à copa, passando pela sala de reuniões e estações de trabalhos dos diversos setores.
A comunicação do dia-a-dia é crucial para o sucesso da relação cliente e contador, assim, teste todos os canais: e-mail, telefone, site e demais formas disponíveis.
Analise todos os relatórios que serão entregues a você: demonstrações contábeis, relatórios de tributos e de folha de pagamento.
Verifique quais informações são geradas periodicamente, como exemplo: boletins informativos, comunicados, newsletter, entre outros.
Verifique se o profissional/empresa estabelece uma agenda de trabalho, definindo as datas mensais para envio de documentos.
#4 Especialização
A gestão empresarial tem técnicas universais e técnicas aplicáveis somente a determinado ramo de atividade, em contabilidade não é diferente. O ramo de atividade da sua empresa demanda conhecimentos e técnicas específicas.
Assim, buscar um profissional/empresa especialista no seu negócio pode ser um diferencial para obter os melhores resultados, afinal, pequenos detalhes em tributos e análise contábil fazem uma grande diferença.
Busque saber mais sobre a experiência do profissional/empresa avaliado, se possui outros clientes com igual ou similar atividade. Questione sobre ações realizadas por ele voltadas ao seu ramo de atividade.
#5 Contrato
E por fim, o 5º passo
Alinhado com tudo o que foi dito até aqui, fica claro que a responsabilidade civil do contador é muito grande, por esse motivo, o contrato traz a aplicação de regras que permitam a segurança e a garantia da qualidade dos serviços prestados. A comprovação dos limites e a extensão de sua responsabilidade técnica que o contador deverá manter com você estará no contrato escrito de prestação de serviços contábeis.

A nossa dica para concluir essa etapa é muito simples, faça uma pesquisa nos buscadores da web, especialmente no Google e Bing, do termo “contrato de prestação de serviços contábeis”. Baixe um modelo, dê preferência aos sites dos órgãos de classe (CRC ou CFC), agora é só comparar o modelo com o contrato recebido do contador escolhido.

Tome uma decisão
Agora é hora de usar a sua intuição e experiência, usando-as, confie que tomará a melhor decisão.
Lembre-se que na relação entre você e o seu contador o principal elemento é a confiança, pois, ele terá acesso à sua vida financeira, que são informações confidenciais, por esse motivo é essencial que se sinta confortável e seguro com o profissional escolhido. Imagino que agora você está preparado para escolher um bom contador para sua empresa.
Ainda tem dúvidas? Tem sugestões ou comentários a fazer sobre esse artigo? Conte-me tudo, deixe sua opinião no espaço de comentários abaixo.
E para ser receber nossas atualizações, cadastre-se a seguir…

Ivomar Barbosa
Empreendedor e contador em busca de mudar o mundo com compartilhamento de ideias e conhecimento