No dia 08 de maio de 2020, a Confederação Nacional de Jovens Empresários – Conaje, teve um momento histórico registrado, realizou a primeira assembleia online da sua história.
O Brasil tem passado por momentos difíceis nesses últimos meses, sendo decretado, pela Presidência da República, estado de calamidade pública por conta da contaminação do vírus COVID-19. Em meio a tantas mudanças e adaptações, que foram necessárias por parte do empresariado brasileiro, as entidades também tiveram que se reinventar e se adaptar para continuarem suas atividades, ações e projetos. Cada estado e município precisou se adequar a decretos e normas estabelecidas por autoridades públicas competentes. Com base nessas decisões, os empresários do Brasil, incluindo os mais jovens, teve que repensar as formas de manter seus negócios ativos. A Conaje e todos seus associados continuaram trabalhando diante de todo esse novo cenário apresentado. Por isso, não poderia deixar de deliberar, junto ao seu conselho de representantes, as novas decisões e diretrizes de seus projetos e ações, que estavam planejados para serem realizados. A atual gestão tomou a iniciativa, respeitando todo o trâmite necessário, convocando seu conselho de representantes para se reunirem de forma online, para a 1ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Conaje à distância.

Durante a realização da 1ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Conaje de forma online, os estados presentes deliberaram que, enquanto durar o estado de calamidade pública, a Conaje fará suas assembleias de forma online, com o novo formato substituindo os encontros presenciais, que sempre acontecem quatro vezes ao ano. Mas vale ressaltar que a primeira assembleia do ano foi possível ser realizada de forma presencial na cidade de Rio Branco no Acre, na primeira quinzena de março. Portanto, desta nova forma, a Conaje e seus associados continuarão tratando de assuntos relevantes para o bom andamento da entidade, dos associados e de temas que requerem a atenção e cuidado de todos.
Nesta 1ª AGE online a Conaje contou com a presença de 16 estados, sendo eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Além dos representantes desses 16 estados, nesse momento histórico, tivemos a honra de ter conosco o primeiro Presidente da Conaje, Marcello Chagas Gomes, o Presidente da Gestão 2008/2009, Marcelo Azevedo dos Santos e o atual Presidente do Conselho Consultivo da Conaje, Guilherme Gonçalves Pereira. Para Guilherme Gonçalves “A realização da AGE, de forma online, demonstra que precisamos acompanhar o tempo em que vivemos. Um tempo de novas formas de comunicação, de adaptação e novas oportunidades. A Conaje precisa ser presente na vida dos empreendedores de sua rede e os meios digitais são peça fundamental nisso. Sabemos que o olho no olho, a presença física é inigualável, mas não podemos negar a tecnologia à nossa disposição.”

Nesse momento da história da humanidade, no qual o mundo inteiro se vê obrigado a repensar as formas de trabalho, execução de projetos, ações, consumo, entretenimento, interação e relações humanas, nós, como jovens lideranças, também precisamos não somente participar desse processo, mas também contribuir de alguma forma. Foi totalmente nesse sentido que a Conaje se propôs a não parar e se reinventar, conforme falou a presidente da AJE Bahia, Maria Brasil: “A nossa 1ª Assembleia realizada em formato 100% digital é um marco na história da entidade, não somente por mostrar que como uma entidade essencialmente jovem, estamos prontos para a mudança e preparados para movimentos necessários de flexibilização que o momento pede, como também por apresentar a força do associativismo num país tão grande e diverso, reunindo todas as regiões do Brasil num movimento importante de busca por soluções para todos.” Da mesma forma a Diretora Executiva do CEJESC, Kamila Laurindo, disse: “Estamos vivendo um momento único, que nos força a pensar diferente e principalmente nos mantermos unidos. A primeira AGE online foi um sucesso, permitindo a discussão de temas relevantes para a Conaje e movimentos estaduais, agilizando assim as adaptações em projetos importantes. ” O mundo digital está tão presente em nossas vidas que a Conaje sabia que utilizá-lo seria um meio de manter a entidade ativa e em união de esforços com seus associados para a realização das atividades. Foi como citou a conselheira do Maranhão, Içara Bajadares: “Estamos fisicamente longe, mas mais do nunca estamos perto um dos outros e conectados com o propósito de adaptar e transformar! ” O Presidente da FAJECE, Yuri Torquato, também acredita que esse tenha sido um momento histórico da Conaje, “Momento histórico e que representa uma mudança de curso na história da humanidade. ”
É acreditando que juntos podemos ir mais longe que a atual gestão da Conaje continuará trabalhando para que, apesar do momento que estamos vivendo, unidos possamos passar pelas dificuldades e nos orgulhar dos resultados do trabalho feito, como registrou o Presidente da Conaje, Marcelo Masso Quelho Filho: “Esse sim, dia que ficará NA HISTÓRIA dos Jovens que Empreendem o Brasil – TODOS OS DIAS!!! Obrigado Conaje pela honra em presidir O DIA de nossa primeira Assembleia online desses primeiros 20 anos; e principalmente OBRIGADO CONAJEANOS, por não se renderem ao que se mostra ser A Guerra do século 21 – Batalhas diárias contra nossas limitações. Que nessa jornada, o Dia da Vitória, sejam TODOS OS DIAS em que não desistimos das nossas relações humanas – independente das distâncias físicas. Que venha o próximo dia!! Pois nele, CONTINUAREMOS batalhando JUNTOS por um Brasil MAIS EMPREENDEDOR.”